Histórico


Quadra poliesportiva Pavilhões de estudos da Gráfica, Robótica e Eletroeletrônica Diretoria e Secretaria Acesso à Escola e Recepção Auditório Alameda Waghi Salles Nemer, 124 - Centro - Barueri/SP - CEP 06401-134

Histórico da fundação da Escola SENAI Barueri - CFP 1.36

 

No final da década de 90, muitas empresas do seguimento industrial gráfico, instalaram-se na região oeste de São Paulo, mais precisamente em Barueri. Com a instalação deste parque gráfico na região, surge a necessidade de mão de obra mais especializada e consequentemente a instalação de um centro de treinamento voltado para esta área. Um grupo de empresários da região, conhecendo as dificuldades para implantação de uma estrutura como esta, procurou apoio nas associações locais e principalmente da Prefeitura Municipal de Barueri.

No dia 21 de março de 2005, o então Prefeito Municipal Sr Rubens Furlan, encaminhou um Ofício ao Presidente do SENAI Sr Paulo Skaf para estudar a possibilidade da instalação de uma Escola SENAI no Município de Barueri. No mesmo período foi encaminhado um Ofício da Prefeitura ao Sr Fábio Starace Fonseca - Diretor Regional FIESP/CIESP solicitando o mesmo pleito.

Após longa discussão, as partes envolvidas no projeto chegaram a um consenso e a Prefeitura enviou um novo Ofício solicitando a instalação da Escola SENAI para ministrar os cursos na área gráfica, eletroeletrônico e de automação industrial. Em contra partida, a Prefeitura se comprometia em doar o terreno bem como se responsabilizar pelas obras de construção civil do prédio, conforme leiaute e projeto arquitetônico elaborado pelo SENAI.

Em 17 de outubro de 2007, o Poder Público Municipal, no texto lei 1681, autorizou a construir e doar o prédio e respectivo terreno para o funcionamento de uma Escola SENAI na região. Ao SENAI couberam os custos dos equipamentos e mão de obra. Em reunião do conselho regional do SENAI de 29 de janeiro de 2009 foi assinado o convênio entre SENAI e Prefeitura Municipal de Barueri.

Em janeiro de 2009, a Escola SENAI Barueri inicia sua atividade no Município, oferecendo cursos regulares de Aprendizagem Industrial de Impressor Offset e Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, curso Técnico em Artes Gráficas, cursos de Formação Inicial Continuada nas diversas modalidades. Todos os cursos de capacitação e qualificação profissional contam com apoio de oficinas, laboratórios, salas de aula, biblioteca e auditório, totalizando 45 ambientes de ensino que simulam as condições ideais das instalações fabris. Para complementar os investimentos da escola, o SENAI contou com a grande ajuda de empresas como a HEIDELBERG, onde na pessoa do Sr Dieter Brand recebemos a denominação de PMA (Print Media Academy), Dupont , Canon, Furnax.

Em 29 de maio de 2009, a Escola SENAI Barueri é formalmente inaugurada. A solenidade contou com a presença do Presidente do SENAI Sr Paulo Skaf, o Prefeito de Barueri Sr Rubens Furlan, além de diversos Deputados Estaduais e Federais e dos Prefeitos dos Municípios de Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Cotia. Estiveram presentes também mais de 450 empresários da região, dentre eles os Srs Valter Batista e Fábio Starese Fonseca, grandes incentivadores do projeto.


Aproveite para responder a nossa enquete
Voltar Home
Topo

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar