Desde o início da pandemia, o SENAI-SP assumiu a responsabilidade de cuidar de seus funcionários, parceiros, corpo docente, alunos e familiares. As medidas de proteção foram pensadas para garantir, além do bem-estar de todos, um futuro próspero e promissor, não só para a nossa instituição, mas para a comunidade para a qual trabalhamos. Para isso, contamos com a dedicação da nossa equipe médica, responsável pelos rígidos protocolos de higiene, dos analistas de qualidade de vida, capacitados para orientar e acompanhar questões psicológicas dos estudantes e de suas famílias, e dos professores e programadores, profissionais que possibilitaram que cursos cada vez mais tecnológicos fossem também cada vez mais acessíveis.

Nesse ambiente seguro, estamos confiantes e preparados para dar o primeiro passo na retomada das atividades escolares. A partir de 20 de julho, as unidades SENAI-SP estão autorizadas a oferecer cursos livres (qualificação profissional, aperfeiçoamento profissional e especialização profissional), de curta duração, de forma presencial, de acordo com o que estabelece a Deliberação 11, de 6 de julho de 2020, do Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19 , o Plano de Retomada das atividades do Estado de São Paulo e o Plano Setorial de reabertura gradual da economia. É importante salientar que, por enquanto, a permissão das autoridades públicas para retomada das atividades presenciais não contempla os demais cursos do SENAI-SP, como aprendizagem industrial e técnico, por exemplo.

Em relação aos cursos de curta duração, autorizados a retornar em formato presencial, conforme as diretrizes, as escolas SENAI-SP com sede em municípios que se encontram na fase "amarela" de combate à pandemia poderão funcionar 6h por dia, todos os dias, com 40% da capacidade de atendimento. As unidades localizadas em cidades que estão na fase "laranja" podem funcionar 4h por dia, todos os dias, ou 6h por dia, durante 4 dias por semana, com 20% do total de alunos em classe.

Além das medidas estabelecidas pelo governo, que tem como foco reduzir a quantidade de pessoas circulando no ambiente escolar, adotamos uma série de ações de combate à transmissão do coronavírus:

  • aferição de temperatura na entrada da escola (alunos e funcionários que registrarem temperatura superior a 37,8° não poderão entrar na unidade)
  • entrada e saída escalonada de estudantes (e fora dos horários de pico);
  • álcool em gel disponível nos espaços de circulação de alunos;
  • tapete sanitizante na entrada das unidades;
  • uso obrigatório de máscaras nos ambientes internos (salas, laboratórios) e externos (pátio, cantina);
  • higienização redobrada das mesas, cadeiras, bancadas, computadores e equipamentos utilizados em sala de aula;
  • distanciamento de 1,5m entre mesas, cadeiras e nas filas, inclusive nos intervalos entre as aulas;
  • horários intercalados entre as turmas para almoço, janta ou lanche na cantina;
  • exigência de adoção do protocolo de cuidados sanitários pelas cantinas;
  • cartazes informativos sobre como higienizar as mãos afixados em todos os banheiros;
  • comunicação sobre o não compartilhamento de utensílios (copos, garrafas de água, talhares e material escolar – caneta, lápis, borracha).

 

Confira os detalhes sobre os cuidados tomados e as orientações para nossos alunos nesses vídeos: Protocolos de retomada das atividades presenciais | COVID 19


As nossas escolas darão prioridade à retomada dos cursos que estavam em andamento antes da quarentena, que são, em sua maioria, ministrados no período noturno e aos sábados, e frequentados por pessoas maiores de idade. Alunos que se encaixam no grupo de risco para a COVID-19 devem aguardar a volta total das aulas. As unidades escolares vão atender de forma particular qualquer outro caso de impossibilidade de retorno às atividades. Para isso, basta entrar em contato com a escola onde o aluno esteja matriculado.

Cada unidade escolar do SENAI-SP vai comunicar aos seus alunos, por meio de seu site oficial e redes sociais, os detalhes sobre essa retomada.

Estamos felizes em poder reestabelecer parte da nossa rotina e tranquilos em relação às medidas adotadas. A segurança, o cuidado e a tranquilidade com que avançaremos nessa etapa é proporcional à satisfação que sentiremos em receber novamente os alunos em nossas escolas.

 

Para saber mais:


Decreto 65.044 – https://www.al.sp.gov.br/norma/194400

Decreto 64.994 –  https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2020/decreto-64994-28.05.2020.html

 

Plano de Retomada das atividades do Estado de São Paulo

Deliberação do Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19

Protocolo Setorial Educação - Etapa1

Balanço Plano SP

Decisão Comitê Administrativo de Educação não regulada